Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Plástico reciclado vira oportunidade para mulheres e catadores da Ilha de Itaparica

De 8 a 12 de setembro, mulheres da Ilha de Itaparica concluíram a formação da Oficina de Transformação de Plástico, aprendendo a montar mobiliário com peças produzidas a partir da reciclagem do plástico PP (polipropileno) material presente em baldes, bacias, cadeiras e mesas.

A atividade foi conduzida com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob coordenação do professor da Escola de Belas Artes, Paulo Gomes, idealizador do maquinário utilizado na oficina. “O maior desafio foi construir um maquinário, que fosse de fácil manuseio. Acessível para qualquer pessoa sem qualificação técnica prévia”, diz Gomes.

Mais do que um aprendizado técnico, a iniciativa fortalece o protagonismo feminino e abre caminhos de autonomia e geração de renda para as participantes e suas famílias. Ao mesmo tempo, cria novas oportunidades para os catadores de Vera Cruz, que passam a ter a oficina como cliente para o material coletado, integrando-os a uma cadeia produtiva que alia inclusão social e cuidado ambiental.

Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica, destaca que o projeto mostra o quanto é possível unir sustentabilidade e impacto social. “Mais do que reciclar, estamos criando caminhos de autonomia e renda para mulheres da comunidade e valorizando o trabalho dos catadores. Essa rede de cooperação nos ensina que o desenvolvimento sustentável acontece quando todos crescem juntos”, destaca.

A iniciativa faz parte do programa “Da Natureza ao Recomeço”, realizado no Centro de Sustentabilidade do Village Itaparica, em parceria com o negócio social Zro e a Universidade Federal da Bahia.

Sobre o Village Itaparica

O Village Itaparica é um empreendimento no formato de multipropriedade, localizado na ilha de Itaparica, BA. É uma empresa administrada pela Eindom Empreendimentos Imobiliários que, por sua vez, faz parte do grupo Lorinvest, com operações estruturadas em seis eixos estratégicos: transporte e logística, ativos biológicos, soluções financeiras, tecnologia industrial, saúde, e incorporação de multipropriedade, sempre com o compromisso com ASG/ESG e respeitando os mais altos padrões de transparência e sustentabilidade.

Veja também

55421314866_0a5f1a970b_c
Bahia tem três gols anulados e fica no empate com o Corinthians
Numa partida de muita catimba do time paulista, o Bahia acabou não conseguindo furar a retranca Corintiana...
Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026