Salvador, 20 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Primeiros socorros: especialista explica o que fazer em caso de acidente doméstico

Conhecer os primeiros socorros pode evitar agravamento do quadro e até mortes

No Brasil, uma média de 25 pessoas morrem por dia devido a acidentes domésticos. Ao todo, foram 9,3 mil casos de mortes apenas em 2023, segundo um levantamento do Ministério da Saúde. A principal causa ainda são as quedas do mesmo nível (5 mil casos), seguido por engasgo (764); quedas de escada, degraus ou para fora de edifícios (568); injeção de conteúdo gástrico (366) e choque elétrico (346).

Enfermeira e professora do curso de Enfermagem da Universidade Salvador (UNIFACS), Djenane Fernandes opina que os primeiros socorros devem ser ensinados desde a infância, uma vez que, identificando os problemas e quando chamar o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), evitam-se maiores danos à saúde e há menos riscos de complicações.

Para a especialista, o primeiro procedimento após identificar um acidente doméstico é observar se há riscos para novos acidentes. “Em seguida, deve-se avaliar a vítima e se ela está consciente ou pode se movimentar sozinha. Deve-se observar se há sinais de hemorragia e chamar por ajuda”, explica a enfermeira.

Ela complementa que atadura, gaze, soro e esparadrapo são itens essenciais em um kit de primeiros socorros domésticos.

Primeiros socorros

Saber o que fazer ao identificar um acidente doméstico é muito importante, pois minimiza os riscos e garante mais eficácia durantes as emergências. Djenane Fernandes lembra que cada tipo de acidentes exige um cuidado diferenciado. Por exemplo, em caso de um corte com sangramento intenso deve-se fazer compressão com tecido limpo para diminuir a perda de sangue e chamar o SAMU o mais rápido possível.

Já no caso das quedas com suspeita de fratura, que é a principal causa de acidente doméstico, a orientação é manter a vítima imóvel, na mesma posição da queda, e aguardar a chegada do SAMU. Para evitar acidentes, principalmente com idosos e crianças, algumas dicas são: manter o piso seco, evitar obstáculos que possam causar tropeços, como tapetes e móveis, e manter o ambiente bem iluminado.

“Para queimaduras, a primeira coisa a se fazer é resfriar a área atingida com água corrente, em temperatura ambiente, e proteger o ferimento com pano limpo. Não se deve usar nenhuma substância química ou que deixem resíduos sólidos. Em seguida, a vítima deve ser encaminhada para o serviço de emergência”, orienta a professora da UNIFACS, integrante da Ânima Educação.

Em casos de engasgos, segunda maior causa de morte por acidentes domésticos, a enfermeira diz que o primeiro passo é estimular a tosse na vítima. Caso não haja sucesso, é preciso fazer percussão nas costas – também conhecida como tapotagem ou técnica de batidas na região das costas. Se ainda assim a causa da obstrução não for expelida é necessário realizar a manobra de Heimlich – caracterizada pela compressão abdominal, com a vítima em pé e de costas para o socorrista.

Em caso de reação alérgica, a docente orienta que a primeira conduta deve ser identificar o agente causador da alergia e observar os sinais de dificuldades respiratórias e de diminuição de consciência. Caso seja necessário, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para o serviço de emergência.

“Independentemente do tipo de acidente doméstico, uma lição é muito importante: jamais realize procedimentos de primeiros socorros que você não tenha domínio”, finaliza Djenane Fernandes.

Veja também

unnamed
Com energia renovada após recesso de final de ano, Rafaelson projeta mais gols pela seleção do Vietnã e pelo Nam Dinh
O futebol do Vietnã passou por uma pausa de final de ano e se prepara visando o retorno dos jogos previstos...
1
Prado-BA vive o auge do verão com mar, sabor e novas experiências
Com praias preservadas, clima acolhedor e a força de destinos como Guaratiba, o verão em Prado ganha...
19.01
Campanha mobiliza guardas portuários para reforçar estoque de sangue na Hemoba
A Guarda Portuária da Autoridade Portuária Federal – CODEBA, em parceria com a Fundação de Hematologia...
WhatsApp Image 2026-01-19 at 15.17
Bahia e Barcelona nesta terça-feira na TVE
Nesta terça-feira (20), a partir das 19h, a TVE exibe o jogo entre o líder e o vice-líder do campeonato...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar