Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Retomada do Estaleiro Enseada em Maragogipe potencializa indústria naval baiana e geração de emprego

Governador participou da cerimônia de carregamento do 1º lote de barcaças produzido

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta segunda-feira (26), da retomada do estaleiro Enseada com o carregamento do 1º lote das 13 barcaças, no distrito de São Roque do Paraguaçu, no município de Maragogipe. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a indústria naval e o impacto positivo do setor para a economia baiana.

O Estaleiro Enseada voltou a operar em 2025 e o retorno do projeto gerou cerca de 600 empregos diretos e até 900 indiretos, beneficiando moradores do Recôncavo Baiano. “Felicidade muito grande participar desse retorno da enseada. A volta da geração de emprego. Nós vamos continuar atuando junto com o setor empresarial, com o presidente Lula e com o BNDES, para que o financiamento aconteça e a gente possa ver aqui mais empregos gerados, a indústria naval se destacando e a Bahia contribuindo com essa parte inovadora da indústria brasileira”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, destacou os incentivos estaduais. “É a Bahia com a retomada de atividade econômica, em particular nesse caso a indústria naval. Por isso, uma celebração”, ressaltou.

A construção das barcaças da LHG Mining está sendo realizada por quatro estaleiros brasileiros, localizados nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Enseada, um dos maiores do país, com capacidade de processar mais de 100 mil toneladas de aço por ano, operando também em exportação, importação e projetos voltados à energia renovável e hidrogênio verde. “Hoje estamos aqui num dia especial, vendo realmente a construção e a entrega dessas barcaças que vão ser carregadas nos navios oceânicos. São R$80 e R$ 500 milhões de investimento e o retorno da geração de emprego é o que deixa a gente mais feliz”, acrescentou o diretor da LHG, Darlan Carvalho.

Eliane Silva Lima, que atua como assistente de sustentabilidade e é moradora da região, destacou: “ eu sou da Enseada do Paraguaçu, moro aqui do ladinho, eu digo que a empresa fica no quintal da minha casa e muitos funcionários que estão aqui hoje estavam fora e essa retomada veio para agraciar e abençoar nossas vidas”.

Veja também

c075c64a-71bf-4e14-b37c-9c3963c754a3
CODEBA e IBGR alinham ações para implantação do Programa Hidrovia Nacional do São Francisco
eunião em Ibotirama apresentou etapas do HN-500, que prevê diagnóstico dos municípios, identificação...
Edifício Sede Caixa Econômica Federal e Banco Central em Brasília
Economistas criticam usar corte de gastos para conter dívida pública
Após vitória de Lula, mercado cobra corte nas despesas do Estado A trajetória da dívida pública brasileira,...
55617475742_7d9dc0baf2_k
Bahia faz boa partida, vence o São Paulo e retoma sexta colocação
O Bahia conseguiu um bom resultado na noite desta quarta-feira, pela 33ª rodada do Brasileirão. O tricolor...
FotoDivulgação Serin
Governo do Estado monitora municípios e rodovias atingidos por fortes chuvas na Bahia
Em razão das fortes chuvas que atingiram cidades de diversas regiões da Bahia nesta terça e quarta-feira...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos