Salvador, 7 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

Passagem de ciclone pelo oceano também levou ventos ao litoral gaúcho

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686 o número de pessoas desalojadas no estado em decorrência de uma linha de instabilidade associada à uma frente fria, que causou fortes tempestades na região, com estragos registrados em 117 municípios, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e de postes de energia.

Em novo balanço divulgado na manhã deste domingo (9), a Defesa Civil informou que os danos foram causados por fortes chuvas e ventos formados pela frente fria, e não por causa do ciclone bomba – um outro fenômeno meteorológico que se formou entre a Argentina e o Uruguai, mas que se deslocou pelo oceano, trazendo ventos à costa gaúcha, sem maiores impactos sobre o continente.

Até o momento, foram reportados um óbito e cinco feridos desde a última sexta-feira (7), quando as tempestades castigaram mais o estado. A vítima foi um homem que se acidentou na rodovia estadual RS-124, no município de Montenegro, enquanto trafegava de moto. Não há informações complementares sobre identificação da vítima.

Dos cinco feridos, um é do município de Novo Hamburgo. Ele se enroscou em fios enquanto estava em trânsito, durante o vendaval. Segundo informações da Defesa Civil, o estado de saúde dele exige mais atenção.

Um militar também foi atingido por um estilhaço enquanto estava dentro da viatura em atendimento, no município de Osório. E, em Dom Feliciano, outras três pessoas teriam sofrido ferimentos leves.

Entre as localidades mais atingidas, está o município de Minas do Leão, com 500 desalojados, ou seja, pessoas que tiveram que sair de suas casas para a casa de amigos ou parentes. Apenas uma pessoa, em Montenegro, ficou desabrigada e necessitou de acolhimento pelo poder público.

Em Novo Hamburgo, são 480 desalojados, seguido de Sapiranga, com 360.

Veja também

unnamed (44)
Alison dos Santos é campeão da temporada 2026 da Diamond League
Atleta do Pinheiros e recordista mundial, garantiu mais uma vitória neste sábado (5), ao concluir a prova...
filha pms
Suspeito de matar filha de policiais militares com tiro no rosto é identificado em Salvador
A Polícia Civil identificou um suspeito de envolvimento na tentativa de assalto que terminou com a morte...
 Secom PMSeito Bruno Reis no 7 de Setembro Foto Igor Santos SecomPMS (4)
No Campo Grande, Bruno Reis destaca representatividade do 7 de Setembro para autonomia e progresso do país
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta segunda-feira (7) da celebração dos 204...
Fachin
Ministro do STF, Fachin, aguarda explicações de ministros para decidir sobre crise
Prazo de 5 dias para manifestação vence na sexta-feira (11) O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige