Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Seis pessoas são condenadas por tráfico internacional de drogas no porto de Salvador

Seis integrantes de uma organização criminosa foram condenados a até 20 anos de prisão por tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador. O grupo criminoso foi desarticulado pela Polícia Federal durante a “Operação Descontaminação”, segundo informações divulgadas pelo Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira (24).

A denúncia contra o grupo foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF à 2ª Vara da Justiça Federal.

Conforme a denúncia, o grupo condenado utilizava uma técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off” para cometer os crimes. A estratégia consiste na inserção clandestina de drogas em contêineres de exportadores lícitos, sem o conhecimento dos proprietários.

O objetivo da organização criminosa era usar a estrutura portuária de Salvador para enviar drogas como cocaína para portos de países da Europa, a exemplo da Holanda, Bélgica e Espanha.

Ainda segundo o MPF, o esquema dos criminosos contava com uma estrutura especializada e divisão de tarefas. Eles utilizavam estratégias como:

informações privilegiadas sobre cargas e embarques;
atuação de pessoas com acesso ao terminal portuário;
veículos clonados;
lacres falsificados;
apoio logístico.
Entenda o esquema
O “núcleo de inteligência” do grupo contava com funcionários do terminal portuário, que acessavam os sistemas internos para selecionar contêineres em “pontos cegos” das câmeras de segurança do porto.

Para entrar no local, os criminosos usavam carros clonados com logomarcas de empresas que prestam serviço ao terminal. Além disso, vigilantes eram subornados para burlar vistorias.

Até mesmo técnicos de refrigeração eram cooptados para sabotar peças dos contêineres a fim de gerar falsos chamados de manutenção, justificando a permanência longa dos criminosos no local.

Após colocar as sacolas com drogas na carga, o grupo rompia os lacres originais das portas dos contêineres e os substituía por cópias falsificadas a laser. A versão do lacre usada pelos criminosos mantinha a numeração verdadeira, ocultando a violação até que a carga chegasse ao destino final.

Condenação
O MPF detalhou que as penas determinadas variaram de acordo com a gravidade da conduta de cada réu e do número de crimes cometidos. A identidade de nenhum dos seis condenados foi revelada.

As penas aplicadas vão de 12 anos e 3 meses a 20 anos, 8 meses e 7 dias, em regime fechado. O pagamento de multa também foi estabelecido pela Justiça.

O grupo foi condenado pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. Vale ressaltar que ainda cabe recurso da decisão.

G1

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026