Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

Show une Rap ao Reggae e inicia projeto Bob Marley Vive neste sábado (9)

Desde 2012 que no mês de maio Salvador celebra a vida e legado do rei do Reggae, Bob Marley com ações artísticas e políticas realizadas pela Associação Cultural Aspiral do Reggae. É quando fãs, seguidores e ativistas comemoram a vida e não o falecimento de Bob, no dia 11, uma data significativa para o movimento em todo país.

Mas foi Salvador, há 26 anos, a primeira cidade a ter uma lei que instituiu o Dia do Reggae, nesta mesma data – a Lei nº 5.817/2000. A legislação determina que a Secretaria Municipal de Educação realize atividades pedagógicas nas escolas da rede municipal, destacando a importância do reggae para a comunidade afrodescendente. Doze anos depois, em 2012, Salvador inspirou o país, quando a presidenta Dilma Russef instituiu o 11 de maio como Dia Nacional do Reggae.

Para incentivar essa legislação, em mais um ano, a Associação Cultural Aspiral do Reggae realiza o projeto “Bob Marley Vive”, com cinco ações gratuitas que começam neste sábado (09).

Neste dia, às 18h30, o projeto terá abertura com o show “Rap + Reggae homenageiam Bob”, com os DJs Ras Peu e Akani. A união entre o rap e o reggae, muitas vezes chamada de Fusão Rap/Reggae, é uma conexão natural baseada na mesma origem histórica da cultura africana, com letras de forte cunho social, protesto, denúncias contra o preconceito e a busca por um legado positivo.

Dentre os dois ritmos, se apresentarão ainda os cantores Kamaphew Tawa, Makonnen Tafari, Bruno Natty, Una, Jadson Mc, Aspri, Kannenzin e Tibe. Será às 18h, na Casa Cultural Reggae (Pelourinho), com entrada R$5 ou 1kg de alimento.

PROGRAMAÇÃO

Seguindo a programação do projeto Bob Marley Vive, na segunda (11/5), será realizada Sessão Especial no Espaço Cultural da Câmara dos Vereadores, onde será exibida uma exposição com homenageados do Reggae. A Sessão trará a reflexão da importância do legado de Bob Marley para o povo afrodescendente. A Sessão é proposta pela Associação Cultural Aspiral do Reggae e atendida pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

O projeto Bob Marley Vive já está em sua 14ª edição, mostrando o potencial da cultura reggae na cidade, com rodas de conversas, mostras de vídeos e shows.

 

SERVIÇO

O que: Show Rap + Reggae homenageiam Bob

Quem: Quando: 9 de maio, 18h (sábado)

Onde: Casa Cultural Reggae (Pelourinho)

Acesso:  R$5 ou 1kg de alimento

Fotos: Divulgação

Os comentários estão desativados.

Veja também

morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...
imposto
Direitos tributários para PcDs e doenças graves são pouco conhecidos
Contribuintes deixam de utilizar benefícios por falta de informação Fazer a declaração do Imposto de...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei