Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Tecnologia GPS é utilizada em cirurgia de prótese de ombro no RS

Recurso de navegação aumenta precisão e melhora resultados em procedimento realizado pelo Hospital Moinhos de VentoEstamos habituados a ver o GPS como um guia de bolso, mas a sua precisão milimétrica agora é recrutada no centro cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS, onde a tecnologia ganhou um novo papel: conduzir, com máxima precisão, cada etapa de um procedimento ortopédico. Há alguns dias, a instituição realizou pela primeira vez uma cirurgia de ombro com navegação por GPS.

O procedimento foi realizado em uma paciente, de 78 anos, que sofria com dor crônica e limitação de movimentos. Nessas situações, a cirurgia que substitui parcial ou totalmente uma articulação comprometida, chamada de artroplastia, é indicada para devolver qualidade de vida. O diferencial, neste caso, foi o uso do chamado “GPS cirúrgico”, que funciona por meio de sensores capazes de transmitir dados em tempo real sobre a localização dos instrumentos e dos implantes em relação à anatomia do paciente.

Segundo o ortopedista responsável, Eduardo Mariz, a tecnologia permite reproduzir com exatidão o planejamento virtual realizado antes da operação, assegurando resultados funcionais superiores e maior durabilidade da prótese. “No tratamento de artrose avançada do ombro, especialmente quando há perda óssea, a cirurgia consiste na substituição da articulação por uma prótese reversa. A navegação por GPS garante que os implantes sejam posicionados com muito mais precisão, seguindo com segurança o planejamento pré-operatório”, esclarece.

O planejamento começa, com uma tomografia realizada, a partir de protocolo específico desenvolvido junto ao serviço de imagem do hospital. As informações são processadas em um software que define tamanho, ângulo e posicionamento dos implantes, com o objetivo de reduzir a dor e recuperar a mobilidade da articulação.

Com a adoção dessa tecnologia, o Hospital Moinhos de Vento busca ampliar as possibilidades de recuperação e qualidade de vida de pacientes com doenças articulares complexas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar