Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

Tradicional Lavagem do Beco agita Itaparica com cortejo de baianas e shows no sábado (31)

Com mais de 40 anos de tradição, festa mistura cultura popular e celebração,

fortalecendo Itaparica como um dos destinos mais procurados do verão
O clima de Carnaval já toma conta de Itaparica. A cidade se prepara para a realização da tradicional Lavagem do Beco 2026, festa popular com mais de 40 anos de história, que acontece no sábado (31) e promete agitar a ilha com tradição, cultura popular e muita música, reunindo moradores e visitantes com shows de Chicafé, Guig Gettho, Oh Polêmico, Theuzinho e Pagode do Segredo.

A programação tem início às 9h, com concentração na Praça Silvino Manoel Reis, próximo ao Mercado Municipal, de onde sairá o cortejo cultural acompanhado por baianas e pelos grupos de percussão Repiquesia e Tambores da Ilha e por charanga, levando música, animação e identidade cultural pelas ruas da cidade.

O cortejo segue pela orla, passando por pontos tradicionais como a Fonte da Bica, Campo Formoso e pelas ruas da cidade, até chegar ao Beco, localizado na Rua Xavier Marques, onde acontece o momento simbólico da lavagem, com banho de mangueira com carro pipa, um dos mais aguardados da festa.

A partir das 12h30, começam os shows musicais, que serão realizados na Praça da Quitanda, também localizada na Rua Xavier Marques, reunindo o público em clima de celebração ao longo da tarde.

Com forte participação popular e identidade cultural preservada ao longo das décadas, a Lavagem do Beco reafirma Itaparica como um dos principais destinos do verão, consolidando a cidade como referência em festas populares, cultura e tradição da Bahia.

“Essa é uma festa que faz parte da história de Itaparica e da memória afetiva do nosso povo. A Lavagem do Beco movimenta a cidade, valoriza a cultura popular e fortalece o turismo, atraindo moradores e visitantes para celebrar juntos uma tradição que atravessa gerações”, destaca o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira.

Os comentários estão desativados.

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei