Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Turismo baiano cresce acima da média nacional

A Bahia foi o estado com melhor desempenho do Nordeste na atividade turística de janeiro a julho de 2025, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O estado liderou também a recepção de turistas estrangeiros na região.

Segundo a PMS, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado, seguido pelo Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5,4%) e Pernambuco (3%). O crescimento do turismo baiano foi superior ao do Brasil, que aumentou 6,1% no mesmo período.

O turismo internacional permanece como um dos principais destaques para o setor no estado. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou que a Bahia recepcionou mais de 115 mil turistas estrangeiros de janeiro a julho deste ano. O volume representa 61% a mais que o mesmo período do ano passado. O crescimento do país foi de 47,5%.

A análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, é de que o setor de turismo no Brasil e, em especial, no Nordeste finalize o ano de 2025 apresentando resultados positivos impulsionados pela expansão do fluxo internacional e pela continuidade da recuperação do turismo doméstico.

“O turismo é uma vocação natural do Nordeste brasileiro, e os dados mais recentes reforçam essa realidade. A região segue apresentando resultados positivos, impulsionados tanto pelo turismo doméstico quanto pela expansão do fluxo internacional. Esses indicadores evidenciam não apenas o potencial do setor, mas também a capacidade da Bahia e do Nordeste de se manterem como destinos estratégicos e atrativos nos cenários nacional e internacional. E, como resultado, temos a geração de emprego e renda local, que contribui para o crescimento econômico da Região Nordeste e da Bahia”, comenta Allisson Martins, economista e gerente do Etene/BNB.

Crédito – O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destaca que o momento é ideal para que as empresas, especialmente as micro e pequenas, busquem crédito para estruturação dos negócios. “Sabemos que o verão baiano representa a época de maior incremento para o setor turístico. O BNB oferece condições diferenciadas de crédito, seja para a rede hoteleira ou para as áreas afins de comércio e serviços. Todas as nossas unidades estão à disposição para atender os empresários”, reforça.

Para empresas que tenham como objetivo econômico principal a atividade turística, os financiamentos podem custear construção, ampliação, reforma, aquisição de máquinas, equipamentos e utensílios, veículos relacionados à atividade, capital de giro e outros itens necessários para o negócio. Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), vinculado ao Ministério do Turismo, é possível financiar até 100% do investimento, com carência de até 60 meses para pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!