Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Turismo baiano cresce acima da média nacional

A Bahia foi o estado com melhor desempenho do Nordeste na atividade turística de janeiro a julho de 2025, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O estado liderou também a recepção de turistas estrangeiros na região.

Segundo a PMS, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado, seguido pelo Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5,4%) e Pernambuco (3%). O crescimento do turismo baiano foi superior ao do Brasil, que aumentou 6,1% no mesmo período.

O turismo internacional permanece como um dos principais destaques para o setor no estado. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou que a Bahia recepcionou mais de 115 mil turistas estrangeiros de janeiro a julho deste ano. O volume representa 61% a mais que o mesmo período do ano passado. O crescimento do país foi de 47,5%.

A análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, é de que o setor de turismo no Brasil e, em especial, no Nordeste finalize o ano de 2025 apresentando resultados positivos impulsionados pela expansão do fluxo internacional e pela continuidade da recuperação do turismo doméstico.

“O turismo é uma vocação natural do Nordeste brasileiro, e os dados mais recentes reforçam essa realidade. A região segue apresentando resultados positivos, impulsionados tanto pelo turismo doméstico quanto pela expansão do fluxo internacional. Esses indicadores evidenciam não apenas o potencial do setor, mas também a capacidade da Bahia e do Nordeste de se manterem como destinos estratégicos e atrativos nos cenários nacional e internacional. E, como resultado, temos a geração de emprego e renda local, que contribui para o crescimento econômico da Região Nordeste e da Bahia”, comenta Allisson Martins, economista e gerente do Etene/BNB.

Crédito – O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destaca que o momento é ideal para que as empresas, especialmente as micro e pequenas, busquem crédito para estruturação dos negócios. “Sabemos que o verão baiano representa a época de maior incremento para o setor turístico. O BNB oferece condições diferenciadas de crédito, seja para a rede hoteleira ou para as áreas afins de comércio e serviços. Todas as nossas unidades estão à disposição para atender os empresários”, reforça.

Para empresas que tenham como objetivo econômico principal a atividade turística, os financiamentos podem custear construção, ampliação, reforma, aquisição de máquinas, equipamentos e utensílios, veículos relacionados à atividade, capital de giro e outros itens necessários para o negócio. Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), vinculado ao Ministério do Turismo, é possível financiar até 100% do investimento, com carência de até 60 meses para pagar.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar