Salvador, 11 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Verão quente, pele em alerta

Joyful couple pose on sandy beach during weekend. Happy man embraces girlfriend, has naked torso, chill on sea resort, empty sun chair, stand at tropical island. People, happiness, relaxation concept

Médica especialista da Afya Salvador chama atenção para aumento de riscos de infecção com o suor e umidade

O calor intenso e a umidade alta do verão baiano criam o ambiente perfeito para o aumento das infecções de pele, como micoses, foliculite, impetigo e celulite bacteriana. Segundo especialistas, a pele úmida, o suor acumulado, o uso prolongado de roupas molhadas e o contato com superfícies contaminadas, como as cadeiras de praia e academias no período estão entre os responsáveis pela proliferação de fungos e bactérias. As roupas apertadas; peças justas, que favorecem a obstrução dos poros; e tecidos sintéticos, que retêm o suor, também contribuem.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), apontam um aumento de 23% no número de atendimentos em Postos de Saúde da rede pública, entre os meses de dezembro de 2024 e 2025.

A dermatologista e professora da Afya Salvador, Dra. Clarissa Pizarro alerta que, diferente do que muitos pensam “não é a água da piscina que traz doenças como fungos, e, sim o fato das pessoas passarem mais tempo com as roupas molhadas ou inadequadas. Com a água do mar é a mesma coisa, a não ser que tenha chovido e ela esteja suja, aí pode trazer doenças como a hepatite A por exemplo”, explica.

A especialista que faz parte da Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, que na Bahia está presente com a Afya Salvador, Afya Itabuna, Afya Vitória da Conquista e Afya Guanambi, além da Afya Educação Médica Salvador e Afya Educação Médica Vitória da Conquista, reforça ainda que medidas simples, como trocar roupas molhadas rapidamente, optar por tecidos leves e respiráveis, manter a pele seca, não compartilhar objetos pessoais e higienizar corretamente as áreas de uso coletivo, são fundamentais para prevenir infecções e evitar complicações que podem exigir tratamento prolongado.

Nesta época do ano, o alerta dos profissionais da saúde é claro: aproveitar o verão com segurança passa pelo cuidado diário com a pele, principal barreira de proteção do corpo contra agentes infecciosos.

Veja também

unnamed (1)
Campeão da Taça Guanabara, Otávio celebra primeiro título pelo Fluminense
O volante Otávio viveu, no último domingo (8), um momento marcante da sua trajetória pelo Fluminense....
unnamed
Roberto Fonseca se despede do Itabaiana com quase 62% de aproveitamento e números expressivos
O treinador Roberto Fonseca não segue no comando do Itabaiana após decisão da diretoria anunciada no...
unnamed
Novos trios elétricos, Camarote Brown, Bloco Timbalada, Arrastão e muito mais no Carnaval de Carlinhos Brown
Principal festa do ano no calendário do artista, o Cacique se apresenta de quinta a Quarta-Feira de Cinzas,...
Lucas - Crédito Yago Mesquitta 1
Carnaval 2026: Lucas Melo puxará pipoca no Campo Grande
Nome promissor do axé music, Lucas Melo marca presença na maior festa popular do planeta com um convite...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar