Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Secretárias do Consórcio Nordeste discutem enfrentamento à violência

Experiências desenvolvidas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), foram apresentadas, nesta terça-feira (16), durante a segunda reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste realizada, em João Pessoa, na Paraíba. A atividade tem como um dos objetivos a construção de uma agenda conjunta para fortalecer as ações em prol das mulheres em todas as áreas.

A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, apresentou programas estratégicos implementados pela SPM, como o Elas à Frente; Oxe, me respeite!; Selo Lilás; e Unidade Móvel, que podem servir como referência para a construção e fortalecimento da agenda conjunta nos nove estados nordestinos.

Essas ações, segundo a secretária Elisangela, são voltadas para a economia e inclusão produtiva no campo e na cidade; o empoderamento das mulheres; o enfrentamento à violência; para a Educação inclusiva e não sexista; e à Saúde e Direitos Reprodutivos.

A secretária falou sobre o que foi pactuado como desdobramento do encontro. “Discutimos políticas e as ações estratégicas que vamos apresentar para o nosso governador Jerônimo Rodrigues e demais governadores do Nordeste, quais são as prioridades, tanto para a questão da política de inclusão sócio-produtiva, da autonomia econômica das mulheres, quanto também das políticas de prevenção e enfrentamento às violências. Então, a gente decidiu os cinco eixos importantes, que passam, ainda, pela questão da saúde, da segurança pública e do empreendedorismo”, afirmou.

Segundo Elisangela, o grupo também irá dialogar e fazer proposições ao Governo Federal, a exemplo da ampliação de equipamentos como a Casa da Mulher Brasileira e de mais investimento na política de prevenção. “Também decidimos fazer uma agenda, em Brasília, com o Ministério das Mulheres, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social, para tratar da pauta de cuidados e de todas as questões relacionadas também aos fundos e investimentos”, acrescentou.

Acompanhada da coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM,
Daniella Dutra, a secretária Elisangela Araújo falou, ainda, sobre a sua participação na 28ª Conferência de Mulheres da ONU, a WS, realizada em Nova York.

Também participaram da reunião da Câmara Técnica, as secretárias Olga Aguiar, do Rio Grande do Norte; Danielle Garcia, de Sergipe; Abigail Cunha, do Maranhão; Maria Silva, de Alagoas; Jade Romero, do Ceará; Zenaide Lustosa, do Piauí; a coordenadora Mariana Melo, de Pernambuco; e a vice-coordenadora e anfitriã Lídia Moura, da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar