Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Navio Pirata do BaianaSystem comanda um mar de foliões no Circuito Osmar

O Navio Pirata, como é chamado o trio elétrico do BaianaSystem, ganhou tração por volta das 17h deste sábado (1º) no Circuito Osmar, levando para a avenida, mais uma vez, um mar de foliões neste terceiro dia de Carnaval. O cantor Russo Passapusso reverenciou o público antes de partir em direção à Praça Castro Alves, ponto final do circuito.

“Vamos na paz, na alegria, vamos fazer uma festa linda, como estamos acostumados a fazer”, disse o artista. No asfalto, foliões pipoca de várias partes do Brasil se reuniram para seguir o grupo. Flávio César, de 29 anos, por exemplo, veio de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ele já curtiu o Navio Pirata outras quatro vezes, mas sempre em seu estado de origem.

Essa foi sua primeira experiência sentindo os acordes da guitarra baiana do grupo em solo soteropolitano. “Vim na companhia da minha esposa, do meu filho e dos meus amigos. Estou amando, isso aqui é maravilhoso. Se em São Paulo já é surreal, imagina aqui em Salvador?”, comentou.

Thaís Araújo, de 30 anos, também veio de São Paulo. Moradora da capital paulista, ela já esteve atrás do Navio Pirata quando, no ano passado, o grupo baiano se apresentou no Parque Ibirapuera. “Essa é a minha primeira vez no Carnaval de Salvador. A expectativa é grande porque acho que aqui o público é mais animado. E parece que tem mais tradição”, afirmou.

Já Roberto Neiva, de 55 anos, morador de Salvador e fã do grupo desde o início, revelou que esta foi sua primeira vez curtindo a atração na pipoca do Carnaval. O que mais lhe chama a atenção é a irreverência sonora do BaianaSystem, que ele compara ao Manguebeat, movimento cultural e musical pernambucano surgido na década de 1990.

“Baiana tem uma coisa diferente, algo novo, contemporâneo. Acho que, depois do Manguebeat, a coisa mais revolucionária em termos de música é o BaianaSystem. Além disso, a pipoca é legal, as pessoas se respeitam, ninguém mexe com as meninas e não tem briga”, avaliou.

Ao chegar à Passarela Nelson Maleiro, Russo, que estava ao lado da também baiana Pitty, reverenciou os trabalhadores do Carnaval. “Vamos bater palmas para esses guerreiros: ambulantes, cordeiros, garis, que ajudam a fazer nossa festa. Sem eles, nada disso seria possível”, declarou.

O Navio Pirata já se consolidou como uma das atrações mais aguardadas da folia e faz parte da programação diversificada montada pela Prefeitura de Salvador. Esta, inclusive, foi a terceira apresentação do BaianaSystem na festa. O primeiro show aconteceu no pré-Carnaval, quando o grupo esteve no Furdunço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar