Henry é um jornalista de Nova Iorque dos anos noventa em busca de um ‘furo’ para estampar a capa do “The Sun”. Confusões na reunião de pauta, corrida contra o deadline, edição de imagens e barulho da prensa automática à gosto compõem a receita de um veículo de comunicação respeitado. Nesta comédia estadunidense – O Jornal (1994)- o público leigo compreendeu o forno de ideias de uma redação do final do século XX, quando jornais e periódicos físicos ainda eram o carro chefe da grande imprensa.
Coletar informações continua sendo o primeiro passo. Tudo pode se tornar pauta; prestar atenção nas conversas do metrô, ir a delegacias checar os boletins de ocorrência, verificar se houve um acontecimento chocante na vizinhança ainda são estratégias para encontrar uma matéria quente. Discutir as pautas com a equipe de redação para selecionar as mais relevantes e apurar a veracidade das informações também marcam presença nos modos de preparo atuais. Agora, a publicação sofreu algumas modificações…
Trinta e um anos depois da obra de Ron Howard, o cardápio do público médio mudou. Instagram, X, Facebook, Youtube… Tornaram-se as plataformas que mantêm a população informada, e, apesar do jornal impresso não ter cessado completamente, a maneira de repassar notícias teve que se adaptar. O jornalista dos anos 2020 começou a postar a matéria diretamente no site ou rede social do veículo em que trabalha; o home office se converteu em rotina para a maioria dos periodistas; e a responsabilidade de averiguar os temas de suas próprias notícias foi somada a urgência de desmentir fake news- espalhadas por anônimos ou outros canais de comunicação.
João Grassi, jornalista esportivo do Jornal A Tarde, revela os desafios do comunicador contemporâneo. “Um jornalismo muito mais rápido (…) O on-line exige muito a velocidade(…) entregar um conteúdo de maneira mais breve possível, mas claro você não pode fugir nunca da apuração confiável..”
Segundo Grassi, é necessário estar sempre conferindo as temáticas postadas com várias fontes distintas e se dedicando à originalidade; “fugir do óbvio”, afirmou João, desenvolver uma matéria que aborde um conteúdo já visto várias vezes com uma roupagem nova e interessante para o leitor. Rapidez, precisão e criatividade estão na lista de ingredientes obrigatórios para fazer um bom jornal no mundo contemporâneo.
Para saber mais sobre a cozinha … opa!! … redação e produção de um jornal, confira os posts da Bahiaverso e nos siga nas redes sociais!
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