Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estandes de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis atendem população nos festejos do São João da Bahia

Edmar Santos trabalha como auxiliar de vendas durante o São João da Bahia, no Parque de Exposições de Salvador, e aproveitou uma folguinha para fazer a testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no posto da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), instalado no local. Além do Parque, em Salvador, o Governo do Estado instalou outros 12 estandes de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, em cidades que concentram grandes eventos juninos, como Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Ibicuí. A capital baiana conta ainda com mais dois postos de saúde temporários, localizados no Pelourinho e em Paripe.

Para Edmar, a unidade de testagem de ISTs facilita bastante a vida de quem não tem acesso fácil a este tipo de exame: “Uma oportunidade importante, para quem não tem dinheiro, fazer esse teste de graça é muito bom”. Cada dia de funcionamento dos estandes tem capacidade para realizar até mil testes, e a expectativa é ultrapassar a marca de 50 mil exames realizados durante os festejos juninos do ano passado.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destaca que os postos ajudam na diminuição do contágio das ISTs no Estado. De acordo com ela, este ano tem novidade nos postos. “Nós estamos ofertando a profilaxia após exposição. Para aqueles casos de pessoas que sofrem um acidente com perfurocortante ou até tem uma relação desprotegida, por qualquer motivo, dentro de 72 horas, essas pessoas podem procurar aqui o posto e fazer o tratamento pós-exposição”, explicou Eleuzina.

Nos festejos juninos do ano passado, nos sete municípios onde os estandes foram implantados, foram registrados 209 diagnósticos positivos para sífilis, 21 para HIV, 13 para hepatite C e quatro para hepatite B. Este ano, além dos 13 estandes de testagem, que funcionam até o dia 29 de junho, a Operação da Saúde conta com plantões extras em unidades estaduais, além de equipes da Ouvidoria, da Corregedoria e da Vigilância em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!