Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Campanha Agosto Verde Claro alerta para o risco dos linfomas

O mês de agosto ganha um tom especial com a campanha Agosto Verde Claro, dedicada à conscientização sobre os linfomas — um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte fundamental da defesa do organismo. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mobiliza a sociedade para a doença, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 15.120 novos casos de linfoma por ano, entre 2023 e 2025. Isso representa uma parcela significativa dos 704 mil casos de câncer anuais previstos no país no período estipulado, excluindo o câncer de pele não melanoma. Cerca de 70% desses casos ocorrem nas regiões Sul e Sudeste.

Os linfomas se desenvolvem quando os linfócitos, células do sistema linfático – que têm a função de retirar impurezas da circulação –, sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma descontrolada. Eles são divididos em dois grupos principais: Linfoma de Hodgkin, caracterizado pela presença das células de Reed-Sternberg e propagação ordenada, e Linfoma não-Hodgkin, que apresenta múltiplos subtipos e pode ter evolução rápida ou lenta.

Sintomas que merecem atenção:

  • Febre persistente, principalmente à tarde;

  • Suor noturno excessivo;

  • Perda de peso inexplicada;

  • Inchaço indolor nos gânglios linfáticos (ínguas), especialmente no pescoço, axilas e virilha;

  • Tosse, falta de ar e desconfortos abdominais, dependendo da localização do linfoma.

 

Segundo o hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Felipe Magalhães Furtado, ao perceber os primeiros sintomas, especialmente as alterações dos gânglios, é requerido do paciente exames como a imunofenotipagem, além de estudo anamopatológico e  imonohistoquímico, oferecidos pelo Sabin, e que podem diagnosticar o linfoma.

 

“O tempo é precioso nesses casos”, alerta o hematologista. A identificação da doença nos estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura. Segundo ele, “há linfomas de progressão tão lenta que dispensam tratamento. Mas, ao surgirem os sintomas, especialmente o inchaço dos gânglios, é essencial procurar um especialista”.

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige