Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Dia Mundial da Obesidade: como combater o reganho de peso pós-obesidade?

O dia 4 de março marca o Dia Mundial da Prevenção à Obesidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade representa um dos maiores problemas de saúde pública. Projeções indicam que, até 2025, aproximadamente 2,3 bilhões de adultos no mundo todo estarão com excesso de peso, incluindo 700 milhões com obesidade, caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) superior a 30. No contexto brasileiro, essa condição crônica registrou um aumento de 72% nos últimos treze anos, passando de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019.

O médico Leonardo Matthew, referência em emagrecimento, explica que, apesar de a obesidade possuir diferentes formas de tratamento, incluindo terapêuticas médicas e/ou farmacológicas e cirúrgicas, a pessoa pode recuperar o peso que perdeu durante o processo de emagrecimento. “Tal fato ocorre porque obesidade é uma doença que leva a alterações metabólicas crônicas, a interrupção do tratamento pode levar o indivíduo a apresentar reganho de peso com o passar do tempo”, ressalta. Além disso, práticas inadequadas de emagrecimento, com dietas restritivas e proibições alimentares, contribuem para o reganho de peso a longo prazo.

“O estilo de vida influencia muito na saúde, faz parte importante do tratamento, porém as alterações metabólicas e hormonais muitas vezes tornam dieta e exercícios físicos ineficientes como medida isolada. É importante entender que estar obeso não significa que a pessoa não tem força de vontade, seria o mesmo que exigir de um paciente diabético ou hipertenso que se trate só com dieta e exercício físico, o que sabemos que não é uma realidade, é necessária intervenção medica e medicamentosa”, acrescenta.

Assim, é fundamental que o indivíduo conte com a orientação de profissionais de saúde em seu acompanhamento e adote as recomendações fornecidas por eles. “A perda de gordura corporal nesses casos não é uma simples questão estética, mas uma questão de saúde, questão de vida ou morte”, afirma.

O médico reforça que não adianta só emagrecer, é necessário manter esse peso na media saudável. “O efeito sanfona, que é quando ocorre ganho de peso após o emagrecimento, pode trazer diversos prejuízos para a saúde e inclusive é um preditor de fracasso do tratamento no longo prazo.”

A pessoa ganha gordura corporal por vários motivos e por isso a abordagem tem que ser multiprofissional. “A matemática do ganho de peso é resultado de um consumo de calorias maior do que o gasto, isso é fato, mas por trás disso existem vários fatores, e por isso é necessário seriedade e responsabilidade na abordagem. É preciso nutricionista, professor de educação física, psicólogo, muitas vezes mais de uma especialidade médica, e a associação de medicamentos também deve ser levada em conta, lembrando que deve ser feita por um médico, após avaliação, prescrição e acompanhamento”, explica Leonardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar