Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Empresas deverão informar trabalhadores sobre cânceres e vacina

Empregados precisam saber como acessar serviços de diagnóstico

A partir desta segunda-feira (6/4), empresas de todo o país deverão orientar seus funcionários sobre campanhas oficiais de vacinação contra o HPV e sobre o acesso a serviços de diagnósticos de cânceres de mama, próstata e de colo do útero.

Norma publicada hoje no Diário Oficial da União altera a Consolidação das Leis do Trabalho para incluir tal obrigação ao empregador.

As informações devem estar em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde.

Além disso, os trabalhadores devem ser informados sobre a possibilidade de deixar de comparecer ao serviço em casos de exames preventivos, sem prejuízo do salário.

Parceria

O Instituto Butantan e a farmacêutica norte-americana MSD firmaram parceria para que o laboratório público brasileiro passe a produzir medicamento avançado contra o câncer a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acordo, divulgado no fim de março, é resultado de um edital lançado em 2024 pelo Ministério da Saúde.

O pembrolizumabe é uma terapia que estimula o sistema imunológico para identificar e combater as células cancerígenas.

Além disso, é uma alternativa de tratamento menos tóxica do que a quimioterapia tradicional, e tem demonstrado grande eficácia.

Agência Brasil

Veja também

Young woman cleaning her teeth with a dental floss in the bathroom
Mau hálito pode ter origem na boca e não no estômago
Alterações na língua, doenças gengivais e higiene bucal inadequada estão entre as principais causas da...
e-titulo
Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no e-Título
Para as próximas eleições, seção volta para endereço de origem O eleitor que solicitou o voto em trânsito...
intolerancia-religiosa
Racismo e intolerância religiosa atravessam debate eleitoral no Brasil
Povos de terreiro continuam a sofrer ataques durante a campanha O enfrentamento ao racismo e a garantia...
eleição
Entidades estimulam domésticas a denunciar assédio eleitoral
Violação cresce às vésperas do dia da eleição A empregada doméstica Leandra Lacerda, 52 anos, recorda...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos