Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Cavalaria nas ruas: 70 cavalos da PM reforçam segurança no Verão

Foto-Matheus-LandimGOVBA

Cavalaria da Polícia Militar auxilia policiais na prevenção de furtos e roubos durante Operação Verão 2025/26

Treinados para atuar em solo firme e em areia de praia, os cavalos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) serão parceiros no patrulhamento ostensivo durante a Operação Verão 2025/26, em Salvador. Na orla da Boca do Rio, um dos pontos monitorados pela corporação, os animais ajudam os agentes a terem maior alcance visual, conseguindo prever situações de perigo para quem transita no local. Setenta cavalos serão utilizados durante a alta estação, que vai até abril de 2026.

Aguardando uma aula de Fit Dance na orla, a enfermeira Adriana Maynart, de 42 anos, comentou se sentir mais segura. “A polícia é parceira da população e dá segurança para virmos fazer atividade física, aproveitar a cidade. Vendo o patrulhamento, a cavalaria, os policiais em pontos estratégicos, eu me sinto mais segura. Isso é maravilhoso”, constatou.

As áreas de maior fluxo de pessoas ou grande concentração do turismo terão um efetivo maior. Stella Mares, Itapuã, Boca do Rio, Jardim dos Namorados, Barra, São Tomé de Paripe e Bonfim estão entre os bairros com policiamento ostensivo até o final da temporada. No bairro do Comércio, a PM também monitora áreas de circulação de cruzeiristas. “A ostensividade com tropa montada zera ocorrências de furtos, roubos, aqueles delitos que incomodam o cidadão comum”, disse o comandante da Cavalaria da PMBA de Salvador, Major Vinícius Moreno.

Segundo o major, um policial montado equivale a dez agentes operando a pé. A comunicação entre a PMBA em bikes, motocicletas, viaturas e a pé é feita por rádio e conta com o auxílio das câmeras de videomonitoramento e de imagens de drones. “Os policiais se comunicam por meio de rádio e sinalizam a necessidade de deslocamentos em casos de ocorrência. O trabalho é todo coordenado pelo Comando de Operações Especiais para que não choque, para que não se concentrem policiais em um local só e outras áreas fiquem descobertas”, explicou Moreno.

A Operação Verão 2025/26 prevê um incremento de 9.500 policiais militares em regime de plantão até abril em toda Bahia. Nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro e Feira de Santana a PM também conta com a cavalaria para reforço da segurança. “É muito bom. Eu estava com o celular na mão. Só de ter a presença da cavalaria aqui já deixa a gente mais tranquilo”, dividiu a turista de Brasília, Denise França.

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026