Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia avança na saúde digital e inicia pré-cadastro para novo sistema do Telessaúde

Como parte das comemorações pelo centenário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governo estadual abre nesta quarta-feira (30) o pré-cadastro de profissionais do SUS no novo Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT Bahia), que passará a operar com exclusividade a partir de 11 de agosto.
A nova plataforma marca uma virada na estratégia digital da saúde pública baiana. Substituto do sistema anterior do Telessaúde, o STT Bahia foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com mais de duas décadas de aprimoramento. “Com ele, fortalecemos a Atenção Primária, ampliamos o acesso aos serviços de apoio clínico remoto e colocamos a Bahia no centro da agenda nacional de inovação em saúde digital”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Mais leve, intuitivo e acessível, o novo sistema permite a realização de teleconsultorias, teleinterconsultas, teletriagem, telemonitoramento e atividades de teleducação, além de oferecer suporte remoto assistido em tempo real. Segundo a Sesab, essas funcionalidades tornam o atendimento mais eficiente e qualificam a tomada de decisão nas unidades de saúde.
Vinculada à Política Nacional de Saúde Digital, a iniciativa amplia a resolutividade da Atenção Primária, evita encaminhamentos desnecessários e melhora o uso dos recursos da rede especializada. O STT também permite a contrarreferência de forma eficaz, abrindo novas possibilidades de acesso a serviços especializados.
Telessaúde na Bahia
Desde janeiro de 2023, o Telessaúde Bahia já contabiliza 36.814 teleconsultorias realizadas e 702.322 laudos emitidos em telediagnóstico. Foram ainda 69.158 participações ao vivo em webpalestras, com impacto direto na qualificação dos profissionais do SUS. A expectativa com a nova plataforma é de crescimento contínuo nos atendimentos, impulsionado pela integração das redes e pela usabilidade das ferramentas.
O pré-cadastro já está disponível no link: https://administrativo.telessaude.ufsc.br/bahia/solicitar-cadastro. A migração será obrigatória a partir de agosto.
A modernização do Telessaúde é mais um passo do Governo do Estado para fortalecer o SUS com equidade, inovação e eficiência em um momento simbólico que celebra os 100 anos da primeira secretaria estadual de saúde do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!