Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bruno Reis toma posse como vice-presidente de Prevenção de Desastres da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tomou posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília.

 

“Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas em nenhum outro momento da nossa existência. E temperaturas que aumentam a cada ano”, afirmou Bruno Reis. Ele citou, por exemplo, as fortes chuvas recentes em municípios como São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ).

 

O chefe do Executivo soteropolitano, que antes ocupava o cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) da entidade, agora vai comandar uma área em que a capital baiana tem se destacado como referência nacional, pelo trabalho efetuado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). No final do ano passado, inclusive, Salvador sediou a Semana Nacional de Redução de Desastres, com a participação de representantes das Defesas Civis de cidades da Bahia e do Brasil.

 

Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Salvador tem investido expressivamente em obras de proteção de áreas de risco para deslizamentos de terra. Neste período, foram R$280 milhões investidos para proteger 550 pontos, entre contenções de encostas e aplicação de geomantas.

 

O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) atua desde 2016 no monitoramento meteorológico da cidade, sendo um dos equipamentos de referência no país nesta área. Também foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), para contribuir na formulação de políticas públicas que promovam maior segurança da população soteropolitana.

 

A Codesal também tem feito a capacitação de jovens nas escolas e moradores das áreas de risco, com o intuito de formar pessoas aptas a colaborarem em momentos críticos causados pela chuva. Entre as ações realizadas pela Defesa Civil de Salvador para promover a percepção e prevenção de riscos nas comunidades, estão os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e os simulados de evacuação de área.

 

Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, Bruno Reis ainda agradeceu o trabalho e dedicação do antigo presidente da entidade, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, e parabenizou o novo presidente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!