Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Codecon reforça fiscalização durante Operação Carnaval 2025 e registra queda no número de notificações

Com o aumento do movimento no comércio durante o Carnaval de Salvador 2025, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensificou a fiscalização para garantir relações de consumo seguras durante a festividade. Ao todo, foram vistoriados 1.576 estabelecimentos, resultando em 136 notificações e três autuações em casos mais graves.

 

Em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 18% no número de notificações. As principais infrações identificadas foram a ausência de informações sobre preços e validade dos produtos, ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), falta de placas antifumo, além de problemas relacionados à higiene e acessibilidade.

 

A diretora da Codecon, Talita Vilarinho, destacou que o reforço da fiscalização durante este período é essencial para proteger os consumidores, que ficam mais expostos a práticas abusivas. “No entanto, nossa atuação se estende ao longo de todo o ano, não se limitando à fiscalização, mas também por meio de programas educacionais voltados para fornecedores e consumidores. Os números demonstram que as ações educativas estão surtindo efeito, e os estabelecimentos estão cada vez mais adequados às normas de defesa do consumidor”, enfatizou.

 

Durante a Operação Carnaval 2025, a Codecon vistoriou estabelecimentos como camarotes, bares e shoppings para garantir que todas as normas do CDC fossem cumpridas, além de orientar os fornecedores sobre os direitos dos consumidores neste período. Para reforçar a conscientização, o órgão distribuiu 5 mil panfletos educativos em português, inglês e espanhol em pontos estratégicos, como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, alcançando tanto foliões brasileiros quanto estrangeiros. A Codecon também segue monitorando ativamente os canais de denúncia.

 

Serviço – A partir desta quinta-feira (6), a Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, na Rua Chile, Centro, retoma os atendimentos presenciais, das 8h às 17h. Para agendar um atendimento ou fazer uma denúncia, os consumidores podem acessar o site www.codecon.salvador.ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Camilo-Santana
MEC anuncia 5 mil vagas em cursos de inovação no próximo Enem
Ministro Camilo Santana participa do Festival Curicaca em Brasília O ministro da Educação, Camilo Santana,...
Joao-Fonseca-2
João Fonseca bate chinês e avança para segunda fase no Cincinnati Open
O tenista brasileiro, João Fonseca, bateu o chinês Bu Yunchaokete, na primeira rodada do Cincinnati Open,...
04_08_2025_Operacao-de-Fiscalizacao-do-Dia-dos-Pais_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms
Codecon inicia Operação do Dia dos Pais com fiscalização em lojas e shoppings no centro da cidade
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de...
Deltan-Dallagnol
Justiça manda Deltan pagar R$ 135 mil a Lula por caso do PowerPoint
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o ex-procurador Deltan Dallagnol pague...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!