Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Copa do mundo de robótica reúne em Salvador participantes de 40 países

O Brasil sedia neste final de semana um dos maiores campeonatos de robótica e inteligência artificial do mundo. Representantes de 40 países estão reunidos em Salvador para a realização da RoboCup 2025.

A competição reúne profissionais e estudantes e está dividida em várias ligas, nas quais os competidores colocam à prova robôs construídos para atividades industriais, resgate de vítimas de acidentes, realização de tarefas domésticas, educação de crianças e adolescentes e drones que fazem tarefas autônomas.

Parte da equipe brasileira é representada por estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi). Seis equipes concorrem em quatro categorias.

Os alunos desenvolveram robôs que dançam e fazem performances artísticas, resgate simulado em um labirinto e uma partida de futebol. Com uma bola que emite um sinal infravermelho, os estudantes realizam as estratégias de jogo em tempo real por meio de inteligência artificial.

O evento termina nesta segunda-feira (21) e foi organizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP).

A RoboCup foi criada em 1997 para promover o avanço da inteligência artificial.

Veja também

morto
Uibaí: guarda municipal de Salvador é encontrado morto
Um guarda municipal de Salvador foi encontrado morto em Uibaí, município da região norte do estado, nesta...
morte
Peru: jornalista e candidata a governo regional é assassinada a tiros
A jornalista e candidata às eleições regionais do Peru, Susy Aponte, de 44 anos, foi assassinada a tiros...
HGE
Cajazeiras: duas mulheres ficam feridas após caírem de trio elétrico
Duas mulheres, de 30 e 31 anos, ficaram feridas após uma estrutura de um trio elétrico se soltar durante...
Conmebol
Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores
Fase terá Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o argentino Estudiantes As datas e horários das semifinais...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos