Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Dia Mundial da Saúde Bucal: confira onde obter atendimentos gratuitos em Salvador

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Para garantir a promoção de cuidados aos soteropolitanos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece serviços em mais de 160 pontos da cidade, entre unidades básicas, especializadas, de urgência/emergência e móveis.

A boca é a porta de entrada para o sistema digestivo, fazendo com que a saúde dos dentes, gengiva e língua esteja diretamente ligada à saúde geral do organismo. Ou seja, a saúde bucal tem consequências em todo o corpo e os cuidados devem acontecer desde a infância até a terceira idade.

Neste contexto, o incentivo à escovação, ação importante para prevenção de patologias, é estimulada pelas equipes de saúde através das atividades educativas em escolas (Programa Saúde na Escola), salas de espera dos postos de saúde e em feiras públicas. Nestas ações são montados os escovódromos (pias e espelhos em formatos de bocas e dentinhos) que cativam e atraem o público infantil.

Na rede fixa de saúde, a população conta com serviços de baixa complexidade como atendimento clínico, limpeza, restauração, extração, raio-x e aplicação de flúor. Os serviços especializados são destinados para pacientes que possuam cardiopatias ou doenças sexualmente transmissíveis. Já nas unidades de emergência, o atendimento é voltado para os casos de mais urgentes, a exemplo de fratura, inflamações, drenagens de cistos, hemorragias e demais traumas dentários.

A coordenadora da Saúde Bucal, Mylena Leal, destaca que é essencial manter uma rotina de cuidados odontológicos. “Uma boca saudável não só contribui para a aparência e autoestima, mas também para a saúde do corpo como um todo. É essencial a atenção com a higiene bucal, que inclui escovação dentária diária, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista”, aconselha.

A gestora alerta que a falta de cuidados com a boca pode levar a uma série de problemas, como cáries, gengivite, periodontite e até mesmo a perda dos dentes, como também diversas doenças, das mais simples às mais complexas, como câncer de boca e esôfago. “Por isso, garantir a promoção do cuidado bucal é fundamental para fortalecer a saúde dos soteropolitanos e sua qualidade de vida”, completa.

Rede de atendimento municipal:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – O município dispõe de consultórios odontológicos nos 155 postos de saúde, com atendimentos clínicos com marcação prévia no sistema para procedimentos de profilaxia; cirúrgicos; restauradores; periodontia básica e radiografia. São realizadas, ainda, ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor.

Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) – Os atendimentos de média complexidade podem ser acessados nos seis CEO’s: Alto da Cachoeirinha (Rua Alto da Cachoeirinha s/n); Federação (Rua Parque Primavera, 37, Federação); Mussurunga (Setor E, Caminho 16, s/n); Cajazeiras (Rua B, Caminho 50); Carlos Gomes (Rua Carlos Gomes, 270) e Periperi (Rua Dom Pedro II, s/n). Nessas unidades são oferecidas Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Canal, Napes (atendimento a paciente com deficiência/especiais), Odontopediatria e Prótese.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) – Os serviços de urgência e emergência são oferecidos, das 7h às 19h, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Brotas, Vale dos Barris, San Martin, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Parque São Cristóvão, Adroaldo Albergaria (Periperi) Valéria e Santo Antônio (Cidade Baixa). Funcionam em esquema 24h os serviços na UPA Hélio Machado (Itapuã) e na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó. As unidades acolhem os quadros urgentes como de Abcesso Dentário e Pericoronário, Alveolite, Drenagem de Abscesso Oral e de Cisto, Fratura Dentária, Hemorragias Dentro – Alveolar, Trauma Dentário e Pulpite Aguda.

Especializados – Após triagem nos consultórios odontológicos, caso seja confirmado, pacientes que possuam cardiopatia são encaminhados para o Multicentro Amaralina, pois este possui uma equipe especializada para atender a pacientes com esse tipo de doença. Já o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae) atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST/HIV/Aids).

Centro Municipal Odontológico Liberdade (Cmol) – Com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 19h, o centro realiza atendimentos da atenção primária (restaurações, limpezas e exodontias), bem como casos de urgência.

Odontomóvel – Na estrutura móvel são realizados atendimentos em profilaxia (limpeza), instrução de higiene oral com distribuição de kits de saúde bucal (escova, creme e fio dental), raspagem (remoção de tártaro), extração simples, restauração (obturação), aplicação de flúor, acesso endodôntico e encaminhamento para outros pontos da rede, a exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Consultório Móvel – A iniciativa leva atendimentos em saúde bucal às regiões mais remotas, a exemplo das ilhas, realizando limpeza, aplicação de flúor, restaurações simples e distribuição de kit bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar