Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Guarda Municipal reforça segurança no Comércio em horário de pico

Para garantir a segurança de quem trabalha, estuda e passa pelo bairro do Comércio, a Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está intensificando o patrulhamento na região em horário de pico, das 16h30 às 18h30, com pontos fixos e móveis.

 

A operação, chamada de “Retorno Seguro”, atende a uma demanda da população, registrada na Ouvidoria Geral do Município, e visa aumentar a proteção, reduzir as ocorrências de crimes e valorizar o bairro como um espaço seguro, atrativo e funcional, beneficiando também o turismo e o comércio local.

 

A operação ocorre de maneira complementar à segurança existente e não implica na redução do apoio já prestado nos demais horários.

 

“A operação Retorno Seguro visa trazer mais segurança para a região no período em que o fluxo de pessoas é grande, devido à saída do trabalho, da faculdade e de outras atividades, então é um momento sensível que diz respeito ao fluxo de pessoas. Nos últimos anos, houve um aumento do funcionamento de secretarias e demais órgãos situados no bairro, então a Guarda Municipal, visando colaborar para a redução de delitos principalmente nesse período, montou essa operação”, afirma Marcelo Silva, inspetor-geral da GCM.

 

Ele destaca que a Prefeitura tem se empenhado em revitalizar o bairro, com a construção e reforma de equipamentos e a transferência de alguns órgãos municipais.

 

“Temos ali a Casa das Histórias, o Arquivo Público, a Galeria Mercado, museus e diversas atividades que atraem o público, não só turistas como soteropolitanos que visitam esses espaços. Então, o Comércio está cada vez mais movimentado. Nós já damos atenção 24 horas à região, tanto ao Comércio como ao Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e demais pontos do Centro Histórico. Portanto, o Retorno Seguro se apoia bastante no momento do grande fluxo de pessoas saindo do trabalho”, acrescenta.

 

A operação não tem prazo para acabar e traz sensação de melhoria na segurança para quem passa ou frequenta a região. “Nós costumamos dizer que o agente da GCM é um garantidor de direitos. Quando a equipe está presente, o cidadão acessa de maneira tranquila o serviço público, a um estabelecimento, ao logradouro. É um direito do cidadão ter acesso ao serviço público em segurança”, finalizou Silva.

 

Mais segurança – Servidor público federal, Edvaldo Pereira, 58, pega ônibus frequentemente na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Mãozinha. “O horário de 18h é bem complicado, pois não vemos policiamento no local. Eu já presenciei algumas situações de insegurança, como furtos e assaltos. A presença da Guarda inibe isso e outros sinistros, sendo muito importante”, opina.

 

Já o vendedor ambulante Keno Santos, 63, também diz se sentir mais seguro com a operação. “Eu acho excelente essa operação da Guarda. Se puder manter 24 horas, vai ser muito bom. A segurança vai melhorar, as pessoas não vão andar com medo e vão pegar o transporte sem preocupação”.

 

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!