Salvador, 8 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Norovírus no Carnaval: Saiba como proteger seu sistema digestivo durante a folia

Eventos festivos que reúnem muitas pessoas, a exemplo do Carnaval, são convidativos para a propagação do norovírus, que costuma provocar surtos de doenças gastrointestinais. De acordo com a médica gastroenterologista Neogélia Almeida, que atua na Novaclin – unidade de saúde que pertence ao Grupo CITA em Salvador, o norovírus é considerado um agente infeccioso, que causa gastroenterite, que é uma condição que pode desencadear sintomas agudos no sistema digestivo, como diarreia, dor de barriga e vômito.

 

“Esse tipo de vírus se espalha com facilidade, principalmente em locais onde há aglomeração, como ruas e praias. Na prática, ele pode ser transmitido por contato direto com uma pessoa infectada ou através de superfícies contaminadas. O compartilhamento de bebidas, alimentos e utensílios também aumenta a probabilidade de contrair o vírus”, detalha a especialista.

 

E como se prevenir neste Carnaval? Neogélia Almeida recomenda o não compartilhamento de objetos; lavar as mãos com água e sabão com frequência ou fazer o uso de álcool em gel, sobretudo após a ida ao banheiro; higienizar sempre os alimentos crus, como frutas e verduras; evitar comer alimentos de rua e de procedência duvidosa e beber água mineral e filtrada. “De modo geral, quem contrai o norovírus, a doença tem duração de 1 a 3 dias, se resolvendo sozinha. No quesito medicamentoso, na maioria das vezes é aconselhável fazer uso de remédios que amenizam os sintomas, como desconforto abdominal e náusea e, principalmente, ingerir bastante água”, conclui a médica, enfatizando que é importante buscar atendimento médico, caso os sintomas persistam.

 

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida – é uma holding de clínicas dedicadas ao cuidado de doenças raras e autoimunes. A sua missão é oferecer atendimento humanizado e integral com suporte multidisciplinar, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento aos pacientes nas áreas de imunoterapia, imunização, consultas e procedimentos ambulatoriais. Com equipe altamente qualificada e presente nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo possui selos de certificação e acreditação ONA pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico. Na capital paulista, integram o Grupo CITA as clínicas EV CITI e Quíron Reumatologia, e na baiana a Novaclin, a IBIS e a CliaGEN.

Veja também

Ronda Guarda Municipal_Jefferson Peixoto Secom PMS 2
Prefeitura de Salvador prorroga prazo para pagamento da inscrição do concurso da GCM até terça-feira (10)
Os candidatos inscritos no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador terão mais tempo...
arena aquática mené dendê_ascom sucop 1
Arena Aquática do Mané Dendê chega a 50% de execução com concretagem da piscina semiolímpica
As obras da Arena Aquática do Mané Dendê, em Salvador, seguem avançando e alcançam 50% de execução. Atualmente,...
04_07_2018_Carteiras-de-Trabalho_Prefeitura-Bairro_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-38-1-scaled
Simm oferece 554 vagas para a próxima segunda-feira (9)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 554 vagas de emprego e estágio em...
unnamed
Mutirão de serviços chega a Camamu com troca gratuita de lâmpadas, Cadastro Único, serviços de saúde e muito mais
Neoenergia em Ação acontece de 9 a 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, com atendimentos da Prefeitura...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos