Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Quais são os cuidados com as articulações no São João?

Comidas típicas, danças, quadrilhas e muita animação: o São João é uma das festas mais tradicionais do calendário brasileiro. Mas, em meio à diversão, é importante lembrar da saúde das articulações, especialmente para quem pretende curtir intensamente a programação.

Segundo o ortopedista especialista em joelho e sócio do Centro Integrado da Coluna Vertebral (Clínica CICV), Gustavo Dórea, os movimentos repetitivos da dança, o uso de calçados inadequados e o tempo prolongado em pé podem sobrecarregar estruturas como joelhos, tornozelos, quadris e a própria coluna vertebral.

“Quem não está acostumado com esse tipo de atividade pode sentir dores ou até desenvolver lesões, principalmente em festas longas e com muitas horas de movimentação contínua”, alerta. Ele recomenda algumas medidas simples, como o uso de sapatos confortáveis e com amortecimento, pausas regulares, alongamentos antes das atividades e boa hidratação.

Outro ponto de atenção é com quedas. Por acontecerem muitas vezes em ambientes improvisados, com piso irregular ou molhado, as festas juninas exigem ainda mais cuidado — especialmente de idosos ou pessoas com histórico de problemas articulares. “Evitar movimentos bruscos e escolher locais adequados para dançar são atitudes que fazem diferença na prevenção de lesões”, destaca o especialista.

Confira alguns cuidados importantes:

  • Use calçados confortáveis e estáveis:
    Evite saltos altos ou sapatos duros. Prefira calçados com amortecimento e boa aderência para não sobrecarregar os joelhos e a coluna.

  • Alongue-se antes de dançar:
    Um bom alongamento prepara músculos e articulações, reduz o risco de lesões e melhora a performance na dança.

  • Faça pausas durante a festa:
    Intercale momentos de dança e movimento com descanso. Ficar horas em pé pode causar dor lombar e inchaço nos pés.

  • Cuidado com terrenos irregulares:
    Palcos improvisados, calçamentos soltos e áreas molhadas aumentam o risco de quedas e torções, principalmente em idosos.

  • Ouça seu corpo: dor é sinal de alerta:
    Sentiu dor ou desconforto? Respeite seus limites. Persistindo os sintomas, procure um especialista.

Caso surjam dores persistentes, inchaço ou dificuldade para se movimentar após o evento, a recomendação é repousar, aplicar compressas frias e buscar avaliação médica para diagnóstico e tratamento adequado.

Veja também

Faixa-Azul-BRT-Regiao-Pituba_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-1
Prefeitura implanta nova linha no sistema BRT Salvador para conectar a Estação da Lapa a Patamares
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), inicia no próximo dia 9 de setembro...
Foto Wuiga RubiniGOVBA (1)
Bahia amplia segurança alimentar com entrega de quatro novas cozinhas comunitárias em agosto
Equipamentos beneficiam até 1,8 mil pessoas e garantem a oferta regular de refeições em São Felipe, Feira...
unnamed
Avon Renew lança bastão multifuncional que une proteção e tratamento contra os danos causados pelo sol
Com versão incolor com FPS50 e a versão com seis tonalidades e FPS70, sua fórmula com vitamina C e tecnologia...
VBP_6554
Inscrições para participação no Furdunço e Fuzuê 2027 vão até o dia 19 de setembro
A Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), abriu na última segunda-feira (31) as inscrições...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige