Salvador, 15 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Realização de exames de retina no SUS cresce quase 50% desde 2019

O número de exames oftalmológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir doenças da retina registrou crescimento de 49,5% em 2023 com relação a 2019. 

No ano passado, foram realizados quase 12 milhões de procedimentos deste tipo, o que representa um recorde histórico, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Em 2019, o Ministério da Saúde aponta a realização de 7,9 milhões de exames. Até agosto de 2024, mais de 9 milhões de exames já haviam sido realizados, apontando para a tendência de um novo marco histórico.

Na avaliação do CBO, este avanço reflete o fortalecimento das políticas de saúde pública e a crescente conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da retinopatia diabética, principal responsável pelo volume de exames de retina realizados no SUS.

O relatório do CBO avaliou os registros dos quatro tipos de exames para o diagnóstico de problemas na retina disponíveis no SUS: biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, retinografia colorida binocular e retinografia fluorescente binocular. O detalhamento dos números mostra que todos estes procedimentos registraram aumento significativo no ano passado.

Em 2019, de janeiro a agosto, por exemplo, foram realizados, em média, cerca de 645 mil exames desses quatro tipos a cada mês. No mesmo período do ano seguinte, esse total baixou para 413 mil mensais. Em 2023, com a normalidade dos atendimentos do SUS já estabelecida, a média ultrapassou 972 mil procedimentos e, em 2024, já supera a marca de 1,1 milhão de exames ao mês.

As mulheres representam a maioria dos pacientes que são submetidos aos exames, conforme mostram os dados analisados pelo CBO. Nos períodos de janeiro a agosto, nos anos de 2019 a 2024, foram feitos 15,5 milhões de testes na população feminina. Outros 11,2 milhões foram aplicados em homens.

Com relação à idade, a maior parte dos exames foi realizada na população com idades acima de 60 anos, com 3,6 milhões de exames em 2024.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Salvador-Shopping_2022_Fotos-Luiz-Santa-Cruz-14
Confira funcionamento dos shoppings de Salvador e RMS no Dia da Proclamação da República
Neste sábado (15), feriado da Proclamação da República, alguns dos shoppings de Salvador e da Região...
Aloizio-Mercadante
Brasil soberano já aprovou R$ 7,6 bi em créditos para 535 empresas
Dados foram apresentados pelo presidente do BNDES, Aloízio Mercadante O Banco Nacional do Desenvolvimento...
Vitor Roque
Punição do STJD pode tirar Vitor Roque de Palmeiras x Vitória; entenda
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, será julgado na próxima segunda-feira (17) pelo Superior Tribunal...
unnamed
Novo reforço do North, Rennan Siqueira comenta oportunidade de disputar a elite mineira: “Motivado”
Na última quarta-feira (12), o North Esporte Clube anunciou a contratação do lateral-esquerdo Rennan...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar