Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Surto de esporotricose em Feira: entenda a doença que afeta animais e humanos

Zoonose provoca feridas e úlceras na pele que não cicatrizam

Uma micose causada por fungos do gênero Sporothrix e que pode atingir tanto animais quanto humanos têm preocupado a população de Feira de Santana. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre janeiro e maio deste ano, o ambulatório de infectologia do município realizou mais de 25 atendimentos em pessoas de 2 a 73 anos com esporotricose.

Como o fungo é encontrado no solo e em matéria orgânica em decomposição, a chamada doença de jardineiro afeta os humanos após o contato com a pele ou mucosa, através de ferimentos motivados por espinhos, palha e lascas de madeira. Animais infectados, como gatos, cães, cavalos e espécies silvestres, também são transmissores.

“A esporotricose ocorre por inoculação traumática – seja via mordeduras e arranhaduras de animais contaminados, que podem carregar o Sporothrix nas unhas e na cavidade oral, ou pelo contato direto com secreções de lesões cutâneas”, explica Juliary Correia, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (UNIFACS).

Formas de tratamento

Assim como os pets devem ser encaminhados ao veterinário, os indivíduos que apresentam lesões suspeitas precisam procurar auxílio médico o mais rápido possível. Juliary Correia alerta que feridas e úlceras na pele, com aspecto úmido e que não cicatrizam, são sintomas iniciais da infecção. Após avaliação e confirmação, o tratamento com uso de medicamentos antifúngicos é iniciado.

O processo de combate pode durar de três a seis meses, chegando a um ano em alguns casos. “O tratamento costuma ser prolongado e deve ser mantido por, no mínimo, 30 dias depois da cura clínica, a fim de garantir a eliminação completa do fungo”, ressalta.

Além da disseminação, aumentando os riscos à saúde pública, a ausência de acompanhamento profissional leva à progressão da doença. Em situações graves, acomete órgãos, ossos, articulações e até o sistema nervoso.

Como prevenir?

Por conta dos hábitos de cavar a terra para enterrar as fezes, afiar as unhas em árvores e arranhar durante brigas, os gatos são os maiores transmissores da zoonose. Para evitar a exposição ao fungo, tanto de felinos quanto de humanos, a professora da UNIFACS cita medidas preventivas que podem ser adotadas pela população:

Telar as residências para evitar a entrada de animais de rua;
Manter os gatos domésticos em ambiente controlado, sem acesso livre às ruas;
Utilizar luvas sempre que houver necessidade de manipular animais com suspeita da doença;
Realizar atividades de jardinagem e manuseio de solo com luvas e roupas de manga longa.
Sobre a UNIFACS

Há 53 anos transformando vidas pela educação, a Universidade Salvador (UNIFACS) é integrante do maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. A Universidade oferta formação em todas as áreas do conhecimento, com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, cinco unidades em Salvador e Feira de Santana, a marca conta com investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais. Além de ser uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. Além disso, os alunos de Medicina da UNIFACS contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. Para mais informações: www.unifacs.br

Veja também

Eduardo-Bolsonaro
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Ele foi desligado do cargo de escrivão da Polícia Federal O Ministério da Justiça e Segurança Pública...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Jeane AbreuGOVBA (11)
Estação do VLT da Calçada recebe Feira Saúde Mais Perto com exames e consultas gratuitos
Ação da Sesab oferece mais de 2 mil vagas durante dois dias de mobilização em Salvador A Estação do VLT...
IMG_0515
Prefeitura inicia cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador nesta terça-feira (22)
A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (22), às 10h, o cadastramento de ambulantes interessados em atuar...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos