Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Vacinação nas escolas segue até dia 30 e meta é imunizar 27 milhões

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Governo reforça uso da Caderneta Digital de Vacinação da Criança

A Semana de Vacinação nas Escolas tem meta de imunizar 27 milhões de estudantes de escolas públicas do país até a próxima quinta-feira (30). A campanha que começou nesta sexta-feira (24) visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 9 meses a 15 anos com a oferta de seis tipos de imunizantes.

As vacinas ofertadas são: HPV, febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana (DTP), meningocócica ACWY e covid-19. A estratégia também inclui a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não se imunizaram.

A vacinação é realizada por profissionais de saúde, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

O governo também reforça o uso da Caderneta Digital de Vacinação da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. Lançada em abril de 2025, a ferramenta já soma mais de 3,3 milhões de acessos e permite acompanhar o histórico de vacinas e consultar as próximas doses.

Agora, o aplicativo tem uma nova funcionalidade e passou a enviar lembretes automáticos para pais, mães e responsáveis, de acordo com a idade das crianças, incentivando a atualização da caderneta.

Cobertura vacinal
Em comunicado, o Ministério da Saúde destacou a reversão da queda histórica nas coberturas vacinais registrada nos anos anteriores, agravada pelos impactos da pandemia de covid-19. De acordo com a pasta, em 2025, todas as vacinas do calendário infantil apresentaram aumento de cobertura em relação a 2022.

A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, chegou a 92,96% de cobertura, ante 80,7% em 2022, mantendo o Brasil livre do sarampo, mesmo diante do avanço de casos na América do Norte.

A vacinação contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero, também avançou. A cobertura chegou a 86,11% entre meninas de 9 a 14 anos e a 74,46% entre os meninos. No público feminino, o índice é cinco vezes superior à média mundial.

No caso da meningite, a cobertura da vacina meningocócica ACWY passou de 45,8% em 2022 para 67,75% em 2025.

Veja também

Foto_Divulgação1
6ª Caminhada Outubro Rosa & Novembro Azul promove conscientização e prevenção ao câncer em Salvador
Realizado pelo Arte que Transforma e pela MGA Dular, evento acontece no dia 31 de outubro, na orla de...
261023 Doação de Resina ao HAM 01 - Foto Grabriel Gonçalves - Divulgação
Próteses produzidas com resina doada pela Braskem ajudam a resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas
Material doado ao Hospital Aristides Maltez deve beneficiar cerca de 800 mulheres em Salvador. Restaurar...
image (2)
Ilê Aiyê abre vendas de ingressos para festa de 52 anos no Pelourinho
Celebração acontece em 1º de novembro, no Largo da Tieta, e marca o lançamento do tema do bloco para...
Bola-de-Ouro-2022
Cerimônia do Ballon d'Or acontece nesta segunda; veja horário, onde assistir e brasileiros indicados
A cerimônia da Bola de Ouro 2026 acontece nesta segunda-feira (26), a partir das 17h, no horário de Brasília,...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos